Páginas

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Perfil:Noah Wyle -(2x4)

Ficha Corrida


Nome completo:
Noah Strausser Speer Wyle
Idade: 40 anos
Signo: Gêmeos
Altura: 1,85m
Estado civil: Divorciado
Curiosidade: É perito em esgrima e montaria
Pior cena de ER foi… no episódio Make of 2 Hearts (1×16) quando ele teve que fazer respiração boca-a-boca em um cachorro
Já participou… da campanha Got Milk? em 2009

Sem medo de ser feliz

Quando Noah Wyle tinha 14 anos, mesmo não tendo atuado em nada além de peças escolares, ele faltou ao colégio para fazer testes para o filme do renomado diretor Milos Forman, Valmont – Uma história de seduções. Obviamente, ele não conseguiu o papel, mas deixou muito claro que suas ambições eram grandes e ele tinha coragem para buscar seu sonho!
Assim, este californiano, que nasceu no dia 4 de junho de 1971, filho de Marjorie e Stephen, logo que deixou a escola nem quis saber de faculdade. Ele começou a estudar teatro e foi em busca de novos testes. O primeiro papel que conseguiu não foi dos melhores – como um figurante no filme A Louca Corrida do Ouro, em 1985, mas isso não o desanimou.
E olha que a espera por um grande papel foi longa. Só no início da década de 90 é que ele começou a aparecer no radar de Hollywood. Sua estreia no cinema foi em 1991, com o modesto Corações Partidos. Um ano depois, ele teve melhor sorte ao fazer uma ponta no sucesso de bilheteria Questão de Honra, filme com Jack Nicholson e Tom Cruise.

Mas sua grande chance mesmo veio em 1994, quando ele recebeu o roteiro do piloto de uma nova série da NBC, ER (ou Plantão Médico, como ficou conhecida no Brasil). Como o estudante de medicina desajeitado John Carter, Noah amadureceu com o seu personagem e conquistou fãs de várias gerações – afinal, ele foi o ator que mais tempo esteve na série, sendo o único ator do elenco principal a ter ficado como regular até a 11ª temporada. Por seu trabalho, ele foi reconhecido com cinco indicações consecutivas ao Emmy e três ao Globo de Ouro.

Estou pensando em chamar meu filho de Emmy, assim eu poderei dizer que tenho um. Eu quero Emmy, Oscar e Tony – e a minha filha Grammy.

Mesmo com o compromisso com a série de TV, Wyle teve tempo de se dedicar a outras coisas, como aparecer em produções de teatro em Los Angeles e também em filmes. Um deles, Piratas da Informática feito para TV, acabou rendendo uma ótima piada. Em 1999, durante a MacWorld, Wyle apareceu no evento da Apple discursando como se fosse Steve Jobs, o fundador da companhia. Tudo obviamente não passava de uma brincadeira, arquitetada pelo próprio Jobs. Para quem não sabe, Wyle interpretou Jobs no filme que conta a história dele e de outro magnata da informática, Bill Gates.
Ainda no cinema, Noah também fez o independente Donnie Darko e o drama Nunca Mais com Jennifer Lopez. Depois que deixou ER, o filme mais notável com sua participação foi W., a controversa crônica da vida e presidência de George W. Bush dirigida por Oliver Stone.
E assim como seu personagem em ER tinha preocupações humanitárias, Wyle também dedica uma boa parte de seu tempo a organizações como a Doctors of the World e o Conselho de Direitos Humanos da ONU. Ele também doa seu talento em prol de sua própria categoria, atuando como produtor artístico voluntário de uma companhia de teatro. Ah, ele também defende os direitos dos animais e é vegan.

No campo pessoal, Noah é bastante discreto. Supostamente, ele teve um romance com sua colega de elenco Sherry Stringfield – a Dra Susan Lewis – logo na primeira temporada de ER (seus personagens tiveram um breve romance na série) e também namorou a atriz Samantha Mathis. Porém, confirmado mesmo, apenas seu relacionamento com a maquiadora Tracy Warbin, que ele conheceu enquanto filmava O Mito das Digitais. Os dois se casaram em maio de 2000 e tiveram dois filhos – Owen de 9 anos e Aunden de 6 – antes de se separarem em outubro de 2009.

E depois de longas e merecidas férias da TV, Noah está de volta com a ficção Falling Skies, que acabou de estrear nos Estados Unidos. A produção da TNT, que tem o dedo de Steven Spielberg, tem tudo para ser o novo sucesso na carreira do ator, que mais uma vez encara o desafio… sem medo de ser feliz!


Sem comentários:

Enviar um comentário