Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Perfil:Toni Collette (2x5)

Ficha Corrida


Nome completo:
Antonia Collette
Idade: 38 anos
Signo: Escorpião
Altura: 1,73m
Estado civil: Casada
Marca registrada: Cabelos ruivos
Curiosidade 1: Recusou o papel de Bridget Jones para trabalhar em um espetáculo da Broadway
Curiosidade 2: Interpretou a mãe de duas crianças indicadas ao Oscar – Haley Joel Osment em O Sexto Sentido e Abigail Breslin em Pequena Miss Sunshine

Talento tipo exportação

Desde muito cedo, essa nativa de Sidney, na Austrália, que nasceu no dia 1º de novembro de 1972, já demonstrava grande talento para atuação. Para vccê ter uma ideia, quando tinha 11 anos, ela fingiu tão bem que tinha apendicite que teve seu apêndice removido mesmo que os exames não mostrassem nenhum sinal da doença. É mole?
Depois disso, não havia dúvida sobre qual carreira a garota seguiria, então, aos 16 anos, com o apoio dos pais Bob, um motorista de caminhão, e Judy, que trabalhava com atendimento ao consumidor, Toni deixou a escola e ingressou no Instituto Nacional de Artes Dramáticas para um curso de três anos.
Só que Toni sempre foi cabeça-dura e fiel aos seus instintos. Assim, ela deixou o curso depois de 18 meses para fazer sua estreia no cinema com o filme Spotswood, estrelado por Anthony Hopkins e Russell Crowe, com quem ela passou ótimos momentos. O filme foi uma grande experiência para atriz que mal tinha completado 18 anos na época. Melhor ainda, ela foi indicada pela 1ª vez ao prêmio do Australian Film Institute.
Depois disso, Toni resolveu se concentrar no teatro. Com a Companhia de Teatro de Sidney, ela fez vários espetáculos e, em 1992, ganhou o prêmio da crítica local como melhor novo talento. Nessa época, Toni trabalhava entregando pizzas para se sustentar, mas sua grande chance estava próxima.
Em 1994, ela ganhou o papel de Muriel Heslop no filme O Casamento de Muriel, dirigido por P. J. Hogan (de O Casamento do Meu Melhor Amigo com Julia Roberts). O papel exigia uma atriz especial que conseguisse demonstrar o terrível tormento e confusão internos da personagem que exteriormente era só alegria. Além do talento (que Toni já tinha de sobra), ela teve que ganhar 18 quilos em apenas 7 semanas. Mas todo o sacrifício valeu a pena afinal, além de ser revelada ao mundo, dessa vez ela ganhou o prêmio de Melhor Atriz do Australian Film Institute e uma indicação ao Globo de Ouro.
Mesmo com o successo internacional conquistado pelo filme, Toni permaneceu na Austrália para seus próximos projetos, os filmes Nunca é Tarde para Amar e Cosi. Sua estreia em Hollywood aconteceu na comédia romântica The Pallbearer (1996), em que contracena com o ator de Friends David Schwimmer e Gwyneth Paltrow. No mesmo ano, ela fez parceria novamente com Paltrow em Emma, baseado na obra de Jane Austen.

Quanto mais você se conhece, melhor é seu relacionamento com o resto do mundo.

Sua carreira nos Estados Unidos continuou a todo vapor até que em 1999, ela atingiu de vez o estrelato ao interpretar a mãe de Haley Joel Osment no grande sucesso O Sexto Sentido. Seu trabalho foi mais uma vez reconhecido pela crítica, recebendo inclusive uma indicação ao Oscar. Na cola de seu sucesso com o filme, Toni participou do remake de Shaft ao lado de Samuel L. Jackson em 2000 e fez sua estreia na Broadway com The Wild Party, pela qual ela recebeu uma indicação ao Tony.
 A atriz continuou brindando o público com atuações memoráveis em filmes como Um Grande Garoto com Hugh Grant, e e Em Seu Lugar com Cameron Diaz. Em 2006, ela participou de outro filme que estourou nas bilheterias do mundo todo. Por sua atuação em Pequena Miss Sunshine, filme independente que se tornou queridinho de público e crítica por sua história e elenco fantásticos, Toni recebeu sua segunda indicação ao Globo de Ouro.
No mesmo ano, ela realizou um sonho de infância: lançou seu próprio CD. Beautiful Awkward Pictures é uma coleção de músicas, escritas pela própria Toni, que refletem seu crescimento como pessoa e como artista. Ela e sua banda The Finish, que tem seu marido como baterista, fizeram turnê pela Austrália, tocando inclusive no Live Earth em 2007. Depois da turnê, Toni anunciou que daria um tempo em sua carreira, pois ela e seu marido Dave Galafassi – com quem se casou em 2003 – estavam esperando um bebê. A menina Sage Florence nasceu em janeiro de 2008.
De volta ao trabalho, Toni decidiu se aventurar pela TV – onde até então só tinha feito filmes. Sob a batuta do produtor Steven Spielberg e com o brilhante roteiro de Diablo Cody (de Juno), a atriz estreou em 2009 United States of Tara, a comédia que conta a história de uma mulher que sofre de transtorno dissociativo de identidade, o que resulta em assumir diferentes personalidades, como a de uma adolescente selvagem, uma perfeita dona-de-casa ou um motorista de caminhão arruaceiro. Com um material que lhe proporciona mostrar toda sua versatilidade, ela anda colecionando prêmios como o Emmy e o Globo de Ouro, além de uma indicação ao SAG Awards.

Sem comentários:

Enviar um comentário