Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Biografia Séries:Mad Men (2x12)

Mad Men é uma série de telvisão americana criada por Matthew Weiner, exibida pela AMC e produzida pela Lionsgate Television. A série estreiou em 19 de julho de 2007.
Mad Men se passa nos anos 1960, inicialmente na agência publicitária ficcional Sterling Cooper, localizada na Madison Avenue em Nova York, e mais tarde na recém criada filme Sterlin Cooper Draper Pryce. O ponto focal da série é Donald Draper (Jon Hamm), diretor criativo na Sterling Cooper e parceiro fundador da Sterlin Cooper Draper Pryce, assim como aqueles em sua vida, tanto pessoal como colegas de trabalho. Como tal, regularmente mostra as mudanças moral e social dos Estados Unidos na década de 1960.
A série foi aclamada pela crítica especializada, particularmente por sua autenticidade histórica e estilo visual. Venceu múltiplos prêmios, incluindo trezes Primetime Emmy Awards e quatro Golden Globes. É a primeira série exibida por uma canal a cabo a vencer o Primetime Emmy de Melhor Série Dramática, vencendo em 2008, 2009 e 2010.

Temas

Mad Men mostra partes da cultura e da sociedade americana nos anos 1960, destacando o tabagismo, alcoolismo, sexismo, feminismo, adultério, homofobia, racismo e antisemismo. O tabagismo, muito mais comum nos EUA na década de 1960 do que atualmente, aparece pela série; muitos personagens podem ser vistos fumando no decorrer de um episódio. No piloto, representantes da Lucky Strike vão a Sterling Cooper procurando por uma nova campanha de publicidade nas vésperas de um artigo da Reader's Digest dizendo que o tabagismo causa vários problemas de saúde, incluindo câncer de pulmão. O programa apresenta uma subcultura em que homens que são casados, ou que estão em um relacionamento, frequentemente têm relações sexuais com outras mulheres. Também se observa a publicidade como uma saída corporativa para criatividade do jovem homem branco da classe média. Junto com esses exemplos, entretanto, há pistas sobre o futuro e as mudanças radicais da década de 1960: a ansiedade de Betty, agitações sobre o movimento feminista (como é visto em Peggy), os Beats (que Draper descobre através de Midge), uso de drogas e conversas de que o tabagismo é prejudicial a saúde e aparência, que é geralmente ignorado ou desmentido. Os personagens também veem agitações de mudanças na própria indústria da publicidade, com a campanha "Think Small" do Volkswagen Fusca mencionada e desmentida por muitos na Sterling Cooper, apesar de Don Draper ver o valor nostálgico e o potencial de mercado de renomear o projetor de slides da Kodak para Kodak Carousel.

Personagens

  • Don Draper (Jon Hamm): diretor de criação da Sterling Cooper, Draper é o protagonista da série. Por sua escolha, pouco se sabe sobre seu passado misterioso. Draper é um brilhante publicitário e o ganhador de prêmios da agência, atraindo grandes clientes e recebendo ofertas de agências maiores. Apesar de sua aparente boa vida, raramente está feliz, sujeitando-se às bebidas, ao cigarro e ao adultério para controlar suas crises pessoais.
  • Peggy Olsen (Elisabeth Moss): a ingênua nova funcionária da Sterling Cooper e secretária de Draper. Sua natureza quieta encobre uma determinação para tornar-se "a primeira redatora mulher neste lugar desde a Guerra". Draper a apóia com pouco entusiasmo, mas Pete Campbell e outros abusam de Olsen.
  • Pete Campbell (Vincent Kartheiser): um jovem gerente júnior de contas que persegue sexualmente Peggy, apesar de seu recente casamento. Ele não é visto com bons olhos por seus superiores, mas é mantido no emprego porque vem de uma família de status social em Manhattan. Enquanto que Pete mostra talento em seu trabalho em várias ocasiões, ele não hesita em utilizar táticas não-éticas para subir na carreira.
  • Betty Draper (January Jones): esposa de Don Draper e mãe de seus dois filhos, é a clássica dona de casa do passado, mas já foi modelo um dia. Betty é obcecada em manter aparências e procura um psiquiatra para ajudá-la num momento em que seu casamento não está muito sólido.
  • Joan Holloway (Christina Hendricks): gerente de escritório da Sterling Cooper, atua como a mentora social e profissional de Peggy. Joan assume o papel de femme fatale, atraindo os homens da agência, sem se sentir desconfortável em relacionar-se com homens casados. Uma mulher inteligente e capaz, porém frustrada com sua vida profissional. Apesar disso, não consegue trilhar um novo caminho para sua vida.
  • Roger Sterling (John Slattery): um dos sócios da Sterling Cooper e bom amigo de Don Draper. Um ex-marinheiro, Roger é anti-semita e cínico sobre o mundo que ajudou a formar, o que o leva a buscar o adultério como forma de consolo. Além disso, consome mais bebida do que a média, e seu estilo de vida pode trazer conseqüências graves para ele. Mesmo assim, Roger é bem visto por seus colegas e família.
  • Midge Daniels (Rosemarie DeWitt): amante de Don Draper, Midge é uma ilustradora que gosta de usar drogas e de se relacionar com hippies.
  • Paul Kinsey (Michael Gladis), Ken Cosgrove (Aaron Staton), and Harry Crane (Rich Sommer): um redator, um executivo de contas e um comprador de mídia, respectivamente, servem como a turma de Pete, parecendo passar mais tempo bebendo, paquerando e fofocando do que trabalhando. Ken possui aspirações literárias.
  • Rachel Menken (Maggie Siff): judia, chefe de uma loja de departamentos, recorre à Sterling Cooper para desenvolver uma campanha que revitalize seu negócio. Sensata, tenta resistir ao máximo em envolver-se com Don Draper.
  • Salvatore Romano (Bryan Batt): diretor de arte ítalo-americano da Sterling Cooper, Salvatore é um homem bastante ligado à mãe, e não esquece seus valores tradicionais, como a fé católica, o que o coloca em conflito com sua verdadeira identidade;
  • Bertram Cooper (Robert Morse): mais velho e experiente que os demais, Cooper é o sócio sênior da Sterling Cooper, freqüentemente dando lições sobre os negócios e bem estar.


Sem comentários:

Enviar um comentário