Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Curiosidades:Arquivo X (2x11)

The X-Files, seu nome original, foi um grande sucesso da Fox e durou nove temporadas. Na trama, conhecemos os agentes do FBI, Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) que investigam os tais arquivos X, casos não-solucionados envolvendo fenômenos paranormais, extra-terrestres, e outras bizarrices do gênero.
A série é um dos maiores sucessos dos anos 90 e entrou definitivamente para a cultura pop americana.  Com seus bordões, como “A Verdade Está Lá Fora”, “Não Confie Em Ninguém” e “Eu Quero Acreditar”, ela marcou o imaginário de toda uma geração e hoje é tida como a melhor série de ficção científica já criada (antes de Fringe, cof, cof). Vale lembrar que  Arquivo X também teve dois filmes, um em 1998 e outro em 2008.
Agora chega de papo porque Arquivo X tem um monte de curiosidades pra gente revelar:
# Cada episódio da série levava, em média, oito semanas para ficar pronto, considerando o tempo de filmagem, produção e edição.
# A atriz Gillian Anderson ficou grávida na segunda temporada de Arquivo X, mas sua personagem não. Para que a atriz pudesse dar a luz, Dana Scully teve que ser abduzida. Quando a personagem aparecia de corpo inteiro, na verdade, eram dublês e seu rosto só aparecia em close-ups. Nessa temporada, a atriz só não aparece no episódio 2×07. Inclusive, O Episódio de Piper Maru é uma homenagem à filha de Gillian, que tem o mesmo nome.
# O número 11:21 é bastante recorrente em Arquivo X. Eles representam, na verdade, uma homenagem à mulher de Chris Carter, criador da série. Ela faz aniversário no dia 21 de novembro.
# Chris Carter chegou a atuar em sua série como um agente do FBI que interrogou Scully no episódio 2×25.
# A família de Scully adorava Moby Dick: ela era chamada de Starbuck pelo pai (se você não sabia, a marca de café teve seu nome proveniente da sereia com duas caudas de Moby Dick), o nome do cachorro da família é Queequeg e ela chama o pai de Capitão Ahab. Inclusive, a atriz Gillian Anderson apareceu em uma versão de Moby Dick com Ethan Hawke e Donald Sutherland.
# A produção de Arquivo X aconteceu em Vancouver, no Canadá, até a quinta temporada. Depois desse ano, ela se mudou para Los Angeles a pedido de David Duchovny, que exigiu a mudança para continuar na série e poder ficar mais próximo de sua família.
# Tanto David Duchovny quanto Fox Mulder possuem o mesmo nome do meio: William.
# A série já foi parodiada em Os Simpsons no episódio The Springfield Files e contou com a participação de David Duchovny e Gillian Anderson dublando seus próprios personagens.
# Nicholas Lea, que interpreta o agente Alex Krycek, faz todas suas cenas sem dublê.
# Mulder viu o filme Plano 9 do Espaço Sideral, de Edward D. Wood Jr, 42 vezes. Ele também mora no apartamento número 42. Esse número é recorrente na série por fazer referência à resposta para a vida, o universo e tudo mais da série de livros de Douglas Adams, O Guia do Mochileiro das Galáxias.
# Nas primeiras temporadas de Arquivo X, Mulder acredita em extraterrestres e Scully é cética, mas na vida real, acontece exatamente o contrário. David Duchovny é cético quanto a esses assuntos, enquanto Gillian Anderson acredita em extraterrestres.
# William B. Davis, que interpreta o Canceroso, não é fumante. Os cigarros que ele usa em cena não possuem tabaco. São herbais.
# Scully tem esse nome em homenagem à jornalista esportiva Vin Scully.  Mulder é o nome de solteira da mãe de Chris Carter.
# Na abertura de Arquivo X, nas identificações do FBI de Mulder e Scully tem escrito “Federal Bureau of Justice,  United States Department of Investigation”. Essa alteração é necessária porque, mesmo para propósitos ficcionais, falsificar uma identificação do FBI é ilegal.
# Adam Baldwin, Lou Diamond Phillips, Bruce Campbell e Dean Cain fizeram testes para viver John Doggett, agente do FBI que substitiu Mulder e foi interpretado por Robert Patrick.


Sem comentários:

Enviar um comentário