Páginas

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Notícia ao Dobro-A verdade por trás do fim de Spartacus


Quando você diz “Spartacus está terminando”, ouve-se aquele sonoro e desesperador “Nããão!”
Mas é isso mesmo, gente. A Starz revelou que a próxima temporada do drama histórico será a última. Intitulada Spartacus: War of the Damned, ela chegará em janeiro de 2013 na telinha e terá 10 episódios.
Não haverá mais traições entre romanos e seus gladiadores oprimidos e escravos. Não terá mais guerreiros musculosos suados empunhando impressionantes armas afiadas. Não haverá mais batalhas épicas com banhos de sangue e desmembramentos criativos de corpos.
“Steven DeKnight, Rob Tapert, Josh Donen e Sam Raimi fizeram um dos shows mais inovadores que já vimos,” disse Chris Albrecht, diretor executivo do canal Starz. “Estamos de acordo com os nossos parceiros com a decisão de encerrar a história depois de War of the Damned, como acreditamos que é a melhor maneira de manter a integridade da série e garantir o seu legado. Enquanto todo mundo pode saber o destino de Spartacus, acreditamos que esta será uma temporada espetacular que vai surpreender e honrar as legiões de fãs. “
Neste momento, várias perguntas deveriam ser feitas à Steven DeKnight, criador da série, e também veterano da TV com SmallvilleAngel e Dollhouse. Em entrevista ao Huffpost TV, DeKnight esclareceu mais sobre o anúncio do término.
Será que os espectadores de Spartacus serão tão indulgente sobre o fim do seu show favorito vir tão rapidamente, depois de três temporadas completas e uma prequel de seis episódios? DeKnight falou abertamente sobre a razão pela qual faz sentido acabar com a saga dos escravos rebeldes agora, em vez de em alguns anos.
Ele também revelou o que podemos esperar de Spartacus: War of the Damned, que apresenta acréscimo no exército de escravos de Spartacus, tomando a elite romana. Personagens da nova temporada incluem o escravo proprietário Marcus Crassus (Simon Merrells), um jovem Júlio César (Todd Lasance) e uma rica romana chamada Laeta, representada pela atriz Anna Hutchison.
A audiência de Spartacus cresceu, a série ganhou força na mídia e tem mais fãs do que nunca. Qual é o pensamento por trás do término da série com a próxima temporada?Tivemos muitas conversas sobre quanto tempo levaríamos a série e, realmente foi uma conversa mais profunda… Quanto tempo você leva uma série? Você leva o máximo possível e tira cada centavo de lucro possível, o que sempre acontece nas emissoras? Ou você a encerra quando está no topo e deixa o público querendo mais, ao invés de deixá-los pensando “Bem, menos uma série que tenho que assistir agora.”
Eu nunca quis que uma série minha se tornasse uma obrigação de assistir, e eu assisti e amei muitas séries assim que, honestamente, perto do final, era mais um teste de perseverança do que um compromisso com a TV. Então essa foi uma parte. Há muitos, muitos fatores que pesaram na decisão de terminar a série. Obviamente, a morte de Andy Whitfield influenciou nisso. E, sabe, há sempre os fatores econômicos, especialmente em uma série que fica cada vez mais massiva.
Mas, no final das contas, nós olhamos para a estória e Spartacus e uma daqueles casos raros em que sabíamos o fim da linha quando começamos. Nós olhamos para a estória, e ela era muito interessante, porque era bem difícil fazer uma narrativa com tanta coisa que aconteceu na trajetória de Spartacus. Se você olhar cada detalhe de informação (histórica), parece que ele e os rebeldes nunca tiveram um plano claro uma vez que fugiram. A rebelião começou a acontecer e eles foram para todos os lados, se dividiram, se reuniram novamente. Foi realmente caótico.
E do lado romano, os senadores foram atrás de Spartacus, e eram derrotados. Então pensamos, por que não condensar os melhores elementos da história, alguns personagens e eventos e fazer os 10 melhores episódios  que podemos para trazer a trajetória de Spartacus ao fim?
Nós conversamos antes sobre se você ajudaria mostrando quanto tempo o show teria que ser executado. E no decorrer da conversa, você disse: “Como escritor e showrunner, eu sempre senti, e esta é apenas minha opinião pessoal, que cinco anos é o número perfeito de anos, e que é de cinco anos de 10 a 13 episódios. “O seu pensamento mudou radicalmente desde o ano passado, em termos de este show ou em geral?
Não, absolutamente não. Eu acho que, em geral, somente cinco seria certo … Parece certo, uma história sábia – você pode contar uma história em tempo suficiente, mas conciso o suficiente para ser satisfatório.
Com Spartacus, como eu disse, já enfrentamos alguns desafios muito incomuns e algumas tragédias – que definitivamente influenciaram o pensamento. Poderíamos ter ido cinco temporadas? Muito possivelmente … Poderíamos ter ido mais? Absolutamente. Teria sido satisfatória? Será que nós começamos a perder espectadores? Provavelmente após a  5 ª Temporada. Eu também acho que tem a ver com atenção simplesmente.
Então eu acho que cinco é o número perfeito. Isso não quer dizer que não se pode fazer quatro ou seis temporadas. É o tipo de depende da situação e com que você está lidando. Porque, originalmente, indo para este show, meu plano sempre foi de cinco a sete temporadas, mas os acontecimentos alteraram definitivamente o que estava pensando.
Poucos meses atrás, você anunciou um acordo global com Starz para desenvolver outros programas. Isso parte de você, que pretende tipo de estiramento outras partes do seu cérebro de contador de história? Isso é um dos fatores para que esteja acontecendo o fim da série?
Bem, eu estou sempre interessado em esticar o velho cérebro. Mas, nah, não realmente. Tínhamos discutido, em um ponto, Spartacus continuar e de eu dar continuidade como uma empresa de consultoria, mas não o dia-a-dia [produtor]. Você sabe, havia muitas permutações olhavam, mas, em última instância, foi decidido que a melhor coisa para Spartacus, foi a envolvê-lo em grande estilo. Mas, sim, na verdade eu tenho outros projetos em andamento.
Você pode falar sobre eles, ou estão ainda em segredo por enquanto?
Oh, eu desejo que eu poderia. Eu vendi uma ideia para Starz em agosto do ano passado que temos trabalhado, e esperamos que seja anunciado ainda para este ano.
[Atenção: Existem alguns spoilers muito leves para a próxima temporada de Spartacus na próxima parte da entrevista. Nada grande, apenas alguns poucos factóides sobre War of the Damned. Alguns detalhes de Spartacus: Vengeance foram discutidos]
Eu estava olhando algumas informações sobre a rebelião de Spartacus e percebi que ela só durou cerca de três anos. Não era como apresentado, que durou uma década.
Foi muito, muito breve. E nós vamos passar à frente no início da próxima temporada. Um pouco de tempo se passou entre Vengeance e a próxima temporada, porque queríamos [pular para um novo ponto na história]. Tenho certeza de que poderia ter passado uma temporada inteira contando a história de como Spartacus reuniu milhares e milhares de pessoas, mas, em última análise, ao que parece, na arena da contação da história, isso era muito mais excitante para saltar com Spartacus vencendo a guerra e tendo um exército de escravos em massa. [Nota: De acordo com a Starz, quando a nova temporada começa, Spartacus terá mais de 30.000 escravos fugidos em seu exército.]
Uma das coisas que o show faz bem é criar essas torcidas, muito complexas relações entre os oprimidos e os opressores. E então, também, ao longo do tempo, você transforma pessoas como Glaber e Batiatus em multifacetados seres humanos que fazem coisas terríveis, mas que você também torce. Então você tem um monte de coisa a criar nesta temporada, com vários novos personagens que entram como antagonistas.
É definitivamente um desafio. É um desafio a Batiatus maneira foi um desafio. Com Batiatus, eu tinha 13 episódios – introdução do vilão, você começar a amar e odiá-lo e em seguida, envolvendo-o no final. Agora … passamos três temporadas cochichando sobre Marcus Crassus. Nós criamos a idéia de Marcus Crassus e então percebemos que, “Puta merda, é melhor lançar alguém extraordinário para viver de acordo com esta coisa que nós criamos.” E quando encontramos Simon Merrells, bem, ele é simplesmente fenomenal. Nós amamos a sua audição. E eu lembro de assistir o primeiro dia de filmagens com ele, como Crasso e eu pensei, “Sim, nós temos 110 por cento certo” Ele é apenas eletrizante como Crassus. Ele é um tipo muito diferente de vilão do que tivemos antes.
E então, nós introduzimos Júlio César e que é um papel diferente do que eu acho que a maioria das pessoas estão acostumadas, já que ele tinha 27 anos na época. Ele não tem duas moedas para esfregar juntos, mas ele é muito, muito ambicioso. E nós realmente vemos o germe da ideia entre ele e Crassus para, eventualmente, derrubar a República, juntamente com Pompeu. Então eu acho que nós temos dois vilões magnéticos incrivelmente fortes para introduzir na história. E na verdade em  Spartacus, eu quero que o público tanto odeie eles e espero Spartacus vença e mate-os, e por  outro lado, ver a sua humanidade e tipo que talvez me pergunto,  se não seria melhor se eles ganharam a guerra .
Você sempre encontra formas de levantar a aposta e tornar as coisas mais loucas e mais intensas. Existe uma enorme quantidade de pressão para fazer isso com esta temporada, dado que é a última?
A única diferença que eu sinto que este ano é que eu realmente estou lutando para cada episódio ser tudo o que pode ser. Nós fazemos isso a cada temporada, uma vez que, com 10 episódios, você realmente começa a se concentrar neles. Mas nesta temporada, especialmente, eu odeio perder um episódio, uma vez que só tem 10 para encerrar a história. E eu posso te dizer, a sábia produção, é um desafio enorme, porque cada episódio é gigantesco. Eu não sei como meu incrível parceiro, Rob Tapert, faz isso, mas esta época está em uma escala que você simplesmente não pode sequer imaginar. A cena de abertura da nova temporada é simplesmente fenomenal.
[Nota: De acordo com a Starz, a produção na nova temporada, que está atualmente filmando na Nova Zelândia, envolveu a criação de conjuntos da cidade, uma vila romana e um cenário para uma batalha épica ao longo da Via Ápia.]
O show faz um trabalho tão bom criando esses personagens de apoio, mas se eu tivesse uma questão com Spartacus: Vengeance, não havia tempo para os personagens subsidiários. Eu acho que, sendo ganancioso, eu queria mais tempo com o novo e os personagens que retornam, pessoas como Agron e Nasir, Gannicus e Saxa. Vai haver tempo suficiente para isso nesta temporada, dado tudo o que você acabou de dizer e que você tem que estabelecer?
Sim. Por uma questão de fato, é engraçado você mencionar isso, porque eu olho Vengeance, como realmente um monte do material de [War of the Damned]. Tipo, nós introduzimos o romance Agron-Nasir. O que eu adoro isso no romance – e eu acho que é realmente a primeira vez que nós realmente fazemos isso no show – e o romance que teve tempo para desenvolver muito, muito lentamente. Vamos explorar mais disso nesta próxima temporada com os dois. E com Saxa, que introduzir e vamos explorar seu personagem no avançar. Um dos destaques que eu vi nos jornais nesta temporada é Naevia. Acho que as pessoas estarão muito, muito surpresas com Naevia porque começou sua grande transformação com seu treinamento com Crixus [em Vengeance] e, claro, com ela cortar a cabeça Ashur.
Você descreveu muito dos pilotos que só aterraram na minha mesa.
Isso só se torna bege. A rede de televisão tem sido muito, muito boa para mim, eu tive muita sorte de ter trabalhado em televisão. Mas uma das coisas que sempre me deixou louco que eles realmente não querem que você faça é que eles não gostam de áreas cinzentas. Eles não gostam que seus heróis fiquem um pouco sujo. É muito [a meta] manter as coisas cortadas e secas. A coisa que eu amo sobre Starz é que vamos ter os nossos heróis fazendo algo de errado e deixando as coisas moralmente ambíguas, especialmente indo para essa nova temporada. Há muita ambiguidade moral do lado herói. Há um monte de gente boa fazendo coisas ruins. E no lado vilão, não há pessoas más fazendo coisas boas, que eu apenas amo ter essa oportunidade.
E agora? O que esperar da próxima e última temporada de Spartacus? Somente uma coisa é certa: o adeus à série que conquistou uma multidão de fãs com as batalhas grandiosas no mundo romano.
Fonte:Box de Séries

Sem comentários:

Enviar um comentário