Páginas

sábado, 2 de março de 2013

Investigating Criminal Cases - Caso San José X Corinthians - Web Show Premiere - 1x1


 (Rodrigo Naressi) Boa noite. Hoje no Investigating Criminal Cases iremos ver o caso “Jogo San José X Corinthians” acontecido no dia 20 de fevereiro, válido pela Taça Libertadores da América.
  O Corinthians foi até a Bolívia enfrentar a equipe do San José, pelo primeiro jogo da fase de grupos da Libertadores da América. O jogo terminou 1 a 1. Mas quando o Corinthians fez seu primeiro gol, um torcedor corintiano usou um sinalizador e acabou acertando o olho de Kevin Espada, torcedor de 14 anos da equipe boliviana. O artefato disparou a uma distância de aproximadamente 300 km/h, sendo fatal para o garoto.
  Ao fim do jogo, os torcedores do San José chamaram a torcida corintiana de “assassina” e que “iriam pagar”. Doze torcedores da equipe brasileira foram presos por terem feito parte da ação.
  Dias depois, um garoto se entregou para a polícia brasileira. O jovem de 17 anos confessou que ele teria acendido o sinalizador. Porém numa entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo, ele afirmou que assumiu a culpa para evitar punições a torcida organizada Gaviões da Fiel e ao Corinthians.
  A punição ao Corinthians foi de jogar com os portões fechados em casa e não poder ter torcida nos jogos fora do país. Punição de 60 dias, abrangendo todos os jogos da frase de grupos da competição.
  Para começo de conversa, uma tragédia como essa não pode acontecer num jogo de futebol. Muito menos numa competição como a Taça Libertadores de América. A polícia boliviana e a Conmebol foram omissos a segurança. A polícia precisa revistar muito bem os torcedores, para que não possa acontecer nenhum problema. E a Conmebol precisa por as leis em prática. Tem que ser aplicada, não ficar apenas no papel.
  Sobre a torcida do Corinthians, eu apenas penso que eles não podem ter esse tipo de ação. É uma das torcidas mais apaixonadas do Brasil? Claro que é. Mas é a torcida que mais causa problema no país, com diversas ocorrências registradas. Muitos torcedores vão para os estádios arrumar confusão e não torcer por seu time. É muito freqüente isso acontecer.
  A punição foi justa ao Corinthians, mas agora que o time mandou um “laranjinha” para tomar a culpa, deve haver outra punição. Mas não irá haver, o Corinthians sempre se safa no Brasil. A Conmebol não fará mais do quê já fez, apesar de ter um chance minúscula de o Corinthians ser eliminado da competição. Isso ficará como está.
  Em minha opinião, o Corinthians deveria ser expulso da competição. Fala-se que a equipe não tem nada a ver com a torcida, mas é óbvio que tem apesar de o time ser a força maior, a torcida não é ignorada. Mas isso não é o mais importante. E sim, que seja feita justiça.
  Os culpados por terem feito esse “assassinato” deverão ser presos e julgados. Aliás, destaco a atitude da polícia boliviana, que não soltou os acusados. Erraram em não revistarem bem os torcedores, mas estão tentando arrumar o quê fez. Não irá trazer o menino de volta, mas quer fazer justiça.
  Eles devem ser julgados na Bolívia, país onde aconteceu o crime. Por que se forem julgados aqui no Brasil, provavelmente serão inocentados. E quem ir para o tribunal, irá ser condenado. Esses casos contam com a presença de um júri. O país está revoltado com os torcedores corintianos, então a chance deles é mínima.
  Eu peço justiça. E peço mudanças, para que isso não aconteça mais. O futebol é alegria, paixão, emoção e não tragédia, violência e tristeza. É preciso mudanças. Rápidas.

  O Investigating Criminal Cases vai ficando por aqui. Na próxima sexta, ás 23:00 nós estaremos de volta com mais um caso. Boa noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário