Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Séries Brasileiras:A Diarista


A Diarista é um seriado brasileiro do gênero comédia produzido e exibido originalmente pela Rede Globo. Sua estréia ocorreu no dia 21 de dezembro de 2003, como um especial de fim de ano, escrito pela novelista Glória Perez, com colaboração de Aloísio de Abreu e Maria Mariana, e direção geral de Cininha de Paula.
O especial gerou um sucesso tão grande e teve tão boa audiência que, no dia 13 de abril de 2004, voltou a ser exibido, desta vez no formato de série, com o lugar de Glória Perez sendo ocupado por Bruno Mazzeo e o de Cininha de Paula por José Alvarenga Jr..
Foram produzidas quatro temporadas, todas contando como protagonista a comediante Cláudia Rodrigues, intérprete de Marinete, apresentando Dira Paes, Helena Fernandes,Cláudia Mello e Sérgio Loroza como os co-protagonistas, e Renata Castro Barbosa como a antagonista principal.
Em dezembro de 2009 iniciaram-se as gravações para a quinta temporada da série, que teria 12 episódios; a produção foi interrompida, no entanto, devido a problemas de saúde com Cláudia Rodrigues, e até meados de 2010 a estreia da nova temporada ainda era dúvida. Há boatos de que o seriado poderá substituir o humorístico Casseta e Planeta em Abril de 2011, pois o programa dava mais audiência e tinha mais aceitação do público. Dizem também que Marinete irá voltar loira na série.
Marinete ou Nete, como é chamada por suas amigas, não tem medo de trabalho. Cada dia trabalha numa casa diferente, conhece novas pessoas e arranja muitas confusões. Suas amigas, Dalila (Cláudia Mello), Ipanema (Helena Fernandes) e Solineuza (Dira Paes), e o chefe Figueirinha (Sérgio Loroza) sempre estão na área.

Bastidores

O piloto do programa foi apresentado em dezembro de 2003, como um especial de fim de ano, para testar sua receptividade. Juntamente foram apresentados três outras propostas de sitcoms: Carol e Bernardo, Papo de Anjo e Sob Nova Direção. Deles, Carol e Bernardo e Papo de Anjo ficaram de fora da programação semanal da Rede Globo em 2004.
Cláudia Rodrigues vinha do humorístico Zorra Total, onde fazia personagens como Ofélia e Talía. Em A Diarista, a atriz apostou num tipo de humor bem diferente daquele que estava acostumada a fazer. "Em 8 anos de trabalho na TV Globo, só agora eu tenho a oportunidade de experimentar algo assim", ela comentou na época. "No Zorra, eu fazia humor rasgado. Em A Diarista eu faço dramaturgia com humor, o que é bem diferente. Minha personagem aqui não é tão caricata. Ela é muito mais próxima da vida real!".
Para criar sua personagem, Marinete, Cláudia Rodrigues se baseou numa grande pesquisa que a produção do programa fez junto a dezenas de diaristas de verdade. Mas uma de suas maiores inspirações é Neide, sua própria empregada: "Eu sempre lembro dela em cena. A Neide é muito profissional, totalmente na dela, embora tenha também seus momentos de intimidade.".
No site do seriado foi criada uma seção para que empregadas domésticas pudessem dar seus depoimentos. Vários desses depoimentos chegaram a inspirar alguns episódios.
O ator Leandro Firmino deixou A Diarista por conta do vínculo com a produtora Picante Pictures, que negociava um seriado independente com outras emissoras. Figueira (Leandro Firmino) foi substituído por Sérgio Loroza no seriado. Figueirinha, personagem de Loroza, chegou para assumir o emprego do irmão que fora demitido da agência de diaristas, porque dava em cima das candidatas.
Cláudia Rodrigues já havia vivido uma empregada, a Sirene do Sai de Baixo.
Cada episódio trazia novas participações especiais. Além dos autores fixos, que se alternavam em grupos para escreverem cada episódio, participaram da equipe de roteiristas Euclydes Marinho, Maria Eduarda Mayrinck e Maria Mariana.
O programa esteve no auge de seu sucesso em 2004 e 2005, porém, em 2007, a audiência começou a cair e registrar números na casa dos 23 pontos, abaixo do esperado pela emissora. Não era apenas o seriado que possuía médias baixas neste ano. A novelinha Malhação, a série Sítio do Picapau Amarelo, o policial Linha Direta e outras grandes produções da época, tais como Eterna Magia, Desejo Proibido e Sete Pecados marcavam baixos pontos no Ibope. Por isso A Diarista teve seu término antecipado, sendo que ainda haviam 3 episódios gravados que não foram ao ar. Logo foi substituído pelo Toma Lá Dá Cá, enquanto Cláudia Rodrigues passou a integrar o elenco do humorístico Casseta e Planeta substituindo Maria Paula que estava de licença maternidade.
No último episódio da temporada de 2007, "Sangue Bom pra Burro", Cláudia Rodrigues comunicou que o programa sairia do ar, mas iria voltar em 2008, o que não ocorreu.
Foram lançados 3 DVDs da série, cada um intitulado como O Melhor de 2004, 2005 e 2006. Nenhum episódio da temporada 2007 chegou às vendas.

Sem comentários:

Enviar um comentário