Por que House ainda não foi renovado para a oitava
temporada? É um dos únicos seriados que teve grande sucesso esse ano e
ainda não tem um próximo ano garantido...
Ainda não foi renovado por causa de um simples motivo. Estranhamente, a maioria das séries são propriedade do estúdio que é afiliado à sua emissora, e você acaba com negociações que não são realmente negociações - a mão esquerda negocia com a mão direita. Nós estamos em uma posição onde a emissora que exibe House nos EUA é a Fox, mas somos propriedade da NBC Universal. Então é uma negociação dupla. Ambas querem que aconteça, mas eu imagino - eu não foi informado da negociação - que a NBC queira mais dinheiro e a Fox queira pagar menos. Mas vai ser renovado, ambos querem isso.
E o elenco já tem contrato assinado?
Não, não temos contratos. Temos contrato com alguns deles. Temos contrato com Hugh e mais alguns, mas vamos ter que negociar com alguns dos outros atores uma vez que a série for renovada.
Olivia Wilde é uma delas?
Temos um contrato com Olivia Wilde, mas ela tem muitas opções. Ela está fazendo vários filmes.
Ela vai voltar?
Sim, mas eu ainda não sei o que vai acontecer e como vai acontecer. Eu sei que no passado ela já teve que sair para participar de filmes, então eu suspeito que vai ser alguma coisa parecido com isso.
Você tem alguma ideia de como tudo vai terminar? Você tem medo que acabe?
Eu não tenho ideia de como vai terminar. Eu não penso na série como um todo, eu penso em episódios com um começo, meio e fim. Eu não pensei na série dessa forma. Eu não tinha um destino específico para a série, era só uma questão de explorar o Dr. House por quanto tempo fosse possível, enquanto ele ainda fosse interessante. Eu não acho que vidas têm inícios naturais - óbvio que elas começam e terminam, mas não é em uma estrutura natural de três atos. Isso é tudo sobre ele, não é sobre uma parte de sua vida, é sobre ele e sua vida no geral. Mas o final é algo que eu comecei a pensar mais ultimamente, mas não tenho algo já específico em mente, mas imagino que nos próximos anos eu terei que resolver isso.
Você pensa em terminar a série com um episódio de duas horas - talvez um filme, coisas nesse formato ou não?
Essa é uma grande possibilidade. Nós fizemos um especial de duas horas há uns dois anos. Foi bem no estilo de filme, filmamos como se fosse realmente um filme, tivemos ensaios, a diretora foi Katie Jacobs e ela gastou bastante tempo trabalhando no projeto. Tudo ficou muito bom - foi quando House estava no hospital psiquiátrico. Faz muito sentido terminar com algo grande, dramático e transformá-lo em uma referência para as pessoas. Mas eu não posso dizer o que vou fazer porque não sei o que vou fazer no episódio até saber o que vai ter ele.
Mas artisticamente falando, House tem esse diferencial. Ela não é como outra série qualquer da TV. Você realmente tenta posicioná-lo perto dos filmes...
Eu acho que uma das melhores coisas atualmente na TV é que - primeiro, a TV dá um ótimo espaço para o roteirista. O foco maior é na história em si, não no evento, não no espetáculo. Mas a outra coisa, além disso que eu falei, é que em House, temos um pouco de efeito especial em que entramos no corpo humano. Isso seria impossível para uma série com um orçamento de série. Nós temos um ótimo orçamento, mas mesmo assim, há alguns anos, teria sido impossível. Esse era o tipo de coisa que somente os filmes mais caros podiam fazer. Então podemos fisicamente fazer coisas bem similares às dos filmes. O público está bem mais antenado, eles esperam ver histórias bem inteligentes e bem contadas e eles esperam que também seja bonito. Eles esperam por um filme e isso é ótimo. Então, sim, nós tentamos fazer com que todos os episódios fiquem visualmente parecidos com um filme - nós fizemos aquele de duas horas e o exibimos em um cinema em Los Angeles, na tela grande, e ficou espetacular.
E é ainda mais difícil hoje em dia, com TVs HD.
É uma exibição em alta definição então você vê todos os defeitos.
Mas quando você começou, House ainda não era em HD, né?
Quando começamos, a TV ainda era 4:3 - a Fox foi a última a mudar de formato. Todo ano nós perguntávamos se podíamos mudar para o 16:9 e eles lutavam e lutavam contra isso - aparentemente, alguém de alto escalão ainda achava que todo mundo tinha TVs 4:3 e achava que as pessoas que tinham TVs nesse formato teriam a parte de cima e a parte de baixo da programação cortados. Isso até é verdade, mas você entra em uma loja de TV - eu tenho certeza que aqui [no Brasil] também é assim - entra em qualquer loja de eletrônicos e todas as TVs são tela plana, widescreen, tem aquele formato de filme e há uma razão para isso - fica mais bonito. Nós vemos o mundo assim, em 16:9 e não em 4:3. Então fica mais bonito, é mais natural, é mais consistente com o que fazemos. Eu comecei a perceber isso há alguns anos. Um dia eu estava assistindo à NBC e a simples mudança no formato deixava tudo mais bonito. Ficava parecendo com um filme. Não era por causa de alguma coisa que eles estavam fazendo - nossa produção é tão boa quanto a deles, nosso diretor de fotografia é tão bom quanto o deles - era só porque eles já estavam no 16:9 e nós ainda estávamos no 4:3.
Muitos fãs de Lost não gostaram da temporada final. Você tem medo de que os fãs de House também não gostem do possível final?
Toda temporada eu tenho medo que o público não vai mais gostar de nós, e alguns realmente não gostam mais, mas também ganhamos novos fãs toda temporada. Eu realmente me importo com todos os episódios individualmente. Quero que cada um deles seja tão bom quanto puder ser, mas obviamente o último episódio tem mais foco e mais atenção e de uma certa maneira, ele se torna seu legado. As pessoas se lembram da série, mas elas se lembram particularmente do último episódio. Então, me preocupa um pouco. É uma coisa difícil e bem arriscada de se fazer - a maioria das séries termina de forma não muito boa, apesar de algumas exceções ao longo dos anos, mas... The Bob Newhart Show, não sei se você conhece esse, e Mary Tyler Moore terminaram... Mas a maioria das séries terminam de uma forma que não é completamente satisfatória - o que talvez possa ser bom, pois você quer que as pessoas queiram mais.
Você gostou dos finais de Família Sopranos e Seinfeld? Ambos foram bastante controversos e fãs não gostaram muito.
Sim, ambos foram problemáticos. Eu tenho uma teoria no do Sopranos - eu acho que ele está morto. Mas é gratificante assim, porque as pessoas falaram muito sobre isso. O episódio de Seinfeld... Eu amo aquele seriado, é ótimo, mas eu pessoalmente não achei que foi um dos melhores episódios.
Você se arrepende de alguma coisa que já aconteceu na trama de House?
É difícil se arrepender de qualquer coisa nessa indústria. Não estou dizendo que nunca cometi erros. Se eu tivesse que fazer tudo de novo, talvez até mudasse algumas coisas, e você acaba aprendendo muito conforme erra, mas você não tem muito tempo para sentar e realmente pensar nas coisas que eu mudaria.
Você pode dar um exemplo?
Você está me pedindo para dizer o que eu não gosto na série? [risos] A trama do Vogler não foi minha preferida, lá na primeira temporada. Houve episódios que eu não gostei muito, mas Chi McBride foi ótimo - a trama, eu achei que era muito mais "mocinho contra bandido" do que estamos acostumados a fazer, ou que eu gosto de fazer. Novamente, nada do que eu fiz é perfeito, mas eu estou satisfeito. Eu revejo alguns episódios de vez em quando, nas reprises - não os assisto com muita frequencia -, e vejo um pedacinho e penso "isso até que foi bom" e isso me faz sentir bem, porque eu geralmente espero odiar o que vejo. [risos] Eu acho que vou ver todos os problemas, acho que vou ver tudo o que estava me irritando na época.
Até agora, na sétima temporada, não vimos House tocando
qualquer tipo de instrumento, o que acontecia com um grande frequência.
Isso tem alguma relação com o atual relacionamento entre ele e a Cuddy?
Não, acho que isso é só uma coincidência. É interessante, eu não tinha pensado nisso - nós não dissemos conscientemente que House não tocaria mais instrumentos. Nós o colocamos para tocar alguma coisa quando cabe no momento, cabe na cena. Então é relacionado, mas não conscientemente. Por ele estar onde está e estar fazendo o que está fazendo, não houve um momento em que pensamos que seria um bom momento para colocá-lo tocando qualquer coisa. Ele é muito bom - Hugh [Laurie] tem um álbum de blues sendo lançado entre junho e agosto.
E, além disso o House não está morando na casa dele, então existe uma desculpa.
[risos] Sim, os instrumentos estão todos lá. Mas ele está morando lá, sim, nós só não vemos muito.
Quanto tempo leva geralmente entre a finalização de um episódio e sua exibição?
Varia. Pode ser bem curto, como umas quatro semanas - acho que pode ficar até mais curto que isso quando estamos nos apressando. No começo do ano são por volta de dois meses, talvez até mais que isso, dependendo de quando eles começam a exibir os episódios. Geralmente, começamos a gravar no início de julho e aí os episódios começam a ser televisionados por volta de setembro, começo de outubro. Então temos uns dois meses aí. Mas pelo fato de levar por volta de oito, nove dias úteis pra gravar um episódio, e como eles são televisionados uma vez por semana, temos cinco dias úteis entre os episódios, e se exibirmos episódios toda semana, sem parar, nós acabamos nos alcançando e a pós-produção acaba ficando sob mais pressão. É por isso que tiramos o programa do ar algumas semanas de vez em quando.
Você acha que com a pirataria, torrents e coisas do gênero,
nós podemos ter com que os episódios sejam exibidos aqui no Brasil ao
mesmo tempo, ou ao menos no mesmo dia, que nos EUA?
Eu não vejo porque não e eu não acho que vocês estejam tão atrás assim...
Por volta de um mês.
É realmente um mês? Eu acho que vocês estão mais próximos do que isso, pelo que as pessoas me disseram. Pelo meu ponto de vista, não há motivos de não ser mais próximo. Eu sei que no Canadá eles vão ao ar exatamente ao mesmo tempo que os EUA. Não há razão pra isso não acontecer, porque aí vocês têm que ouvir seus amigos que pesquisaram na internet e descobriram o que aconteceu. Eu acho que isso também prejudica nossa emissora daqui, porque eu tenho certeza que muita gente baixa ilegalmente e assiste os episódios antes que eles sejam exibidos. Faria muito sentido se eles fossem ao ar ao mesmo tempo.
Fonte:http://www.omelete.com.br/series-e-tv/house-omelete-entrevista-david-shore/
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